sábado, 1 de outubro de 2011

PRAZO DE VALIDADE. Será que funciona?


A Cidade do México discute mudar o Código Civil para implantar contratos de casamento que possam ser renovados a cada dois anos, caso os cônjuges queiram continuar com o relacionamento.
O objetivo é reduzir o número de divórcios, garantir a pensão dos filhos e agilizar o processo administrativo no caso do fim do casamento. O contrato de dois anos seria opcional e evitaria a sobrecarga do sistema Judiciário.
No caso da proposta ser aprovada, o casal que optar pelo contrato temporário pode ver se o casamento funciona nesses dois anos.
Organizações conservadoras obviamente já se manifestaram contra.


FONTE: Oi FM

O que você acha de um casamento nestes moldes aqui no Brasil? 
Será que rola?

5 comentários:

  1. Olhando o lado prático, isso só teria sentido aqui antes de 88 e a legislação que saiu de lá para cá. Aqui filhos dentro e fora do casamento tem os mesmos direitos e a união estável já funciona como um pacto desses, que seja eterno enquanto dure. Além do mais, não é pq o vínculo casamento tenha expirado que os problemas judiciais vão ser afastados, como aqui com quem faz pacto pré-nupcial, casamento, e em cartório, união. Sempre vão ter coisas objeto de discussão; é do ser humano desejar mais do que tem direito e/ou fugir de suas obrigações... Não tem lei q resolva isso.

    Do ponto de vista emocional, a teoria é ótima: validar as relações que se vive de quando em quando...as pessoas cuidariam mais e melhor uma das outras, não? E se afastariam quando já não fosse bom...Mas a realidade, essa é cruel....

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a HELENA BLUE MONN.. tirando a parte que a realidade é cruel... rsrs
    No mais é isso mesmo e obviamente as criaturas humanas esquecem de cuidar de quem dizem que amam e renovar sempre, pois td pode melhorar a cada dia mais e mais.
    QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE (do meu poema favorito)... sim.. e pode durar pra sempre!!

    Doces beijos da Rubra do Zé

    ResponderExcluir
  3. Eu já acredito que por se tratar de Brasil, ia ter muita gente casando a cada dois anos...rsss

    Sou totalmente a favor da renovação dos votos de amor de um casamento, mas não num prazo pré determinado. Isso é algo que tem que ser feito todos os dias, caso contrário não chega a dois meses...que dirá dois anos!

    beijos da Borboletinha!

    ResponderExcluir
  4. Perigoso o governo visualizar isso como forma de arrecadação isso sim... hehe....



    beijos


    Cris e Junior
    http://desejosefantasiasdecasal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A teoria sempre é diferente da prática...
    Em termos emocionais...idéia interessante...
    Em todo caso, sou solteira e não tenho filhos...então fica difícil dar uma opinião coerente, acredito que fica mais fácil para quem está nessa situação.

    Bjs doces carinhosos e um mega findi, querido in_correto!


    Ayesk@

    ResponderExcluir