quarta-feira, 16 de maio de 2012

Duplo Sentido




Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia. Em geral, o primeiro sentido é literal e ingênuo, enquanto o segundo é sarcástico e requer do ouvinte/receptor algum conhecimento adicional.
O termo é conhecido como double sense em inglês ou double entendre em francês. Também existe a sigla "L7" para representar o duplo sentido, baseada no gesto que se faz com os dedos polegar e indicador abertos em ângulo reto, que ao se girar o punho pode ser visto como uma letra L maiúscula ou com um algarismo 7.
Como nos primórdios, o homem temia tudo o que não entendia, por uma questão muito mais de sobrevivência do que por qualquer outro motivo, nos tempos modernos temos o "duplo sentido", para nos pregar peças, nos fazer refletir, e acima de tudo, questionarmos as coisas ditas como certas e verdadeiras.
Nas entrelinhas residem uma infinidade de verdades em código, ditas à todos, mas que só uma minoria (a qual foi direcionada propositalmente) tem acesso ao real significado.
Este é nosso mundo. Um mundo de jogos que nem sempre queremos jogar. As vezes sequer somos convidados a participar. Então, fica um aviso, muito cuidado com a próxima frase, ela pode conter um mundo inteiro, o qual você não estava preparado ou predisposto para conhecer.
E que Deus nos proteja de nós mesmos!

2 comentários:

  1. Eu te amo tem vários sentidos, vários sentimentos, muita coisa gostosa e muito tesão...bjo daquele jeito, cheio de duplo sentido...rs!!!

    ResponderExcluir
  2. Taí uma verdade absoluta.

    As 'entrelinhas' muitas vezes nos surpreende.
    Eu até arriscaria dizer que é um tanto fascinante.

    Beijos meus

    ResponderExcluir