terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março - Dia Internacional da Mulher


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.






"Este In_Correto, homenageia de coração, cada mulher, em cada canto, pelo dia de hoje e por todos os outros dias do ano. Sem vocês, o mundo seria um lugar intragável".














Ah, mulher, mulher.
Tu fostes Eva, Dalila,
Helena, Maria, Joana;
Oprimida, sofrida.
Amada e amante.
Mãe, filha, maravilha,
vivida, atrevida,
ousada e abusada.


Fostes o pilar,
a base e o sonho.
O sorriso e a lágrima,
na mão que afaga.
Hoje, na plenitude;
na inquietude e nas virtudes;
És mulher!


E nós, pais, filhos, amigos,
amantes, presentes, distantes;
Te amamos e louvamos.
Todos os dias, todos os anos
(terna e eterna mulher)!

7 comentários:

  1. Menino In_Correto, muito obrigada pela bela homenagem. Vc lindamente retratou a nossa luta por um lugar de igualdade neste planeta azul. Sei que ainda muitos caminhos temos que percorrer mas contar com a sensibilidade de homens com vc nos faz acreditar que isso é possível. So buscamos entendimento e compreensão, nada mais que isso.

    Beijo carinhoso,

    flor de cristal{LB} .

    ResponderExcluir
  2. ...Moço, receba todas as energias positivas deste dia (em homenagem às mulheres e terça de Carnaval) e transforme tudo para seu bem, ainda que eroticamente INcorreto!

    (voltei rapidinho pra salvar uns textos: eu + blog = desejos passados, mas virei sempre q puder te °ler°)
    bEiJoS e sucesso

    ResponderExcluir
  3. adorei amigo,,
    nos colocou num lugar maravilhoso ao qual nos pertence por direito,,
    somos maes, esposas, amigas, trabalhadoras, amantes , enfim, tudo que um homem nao consegue ser,,,

    parabens pra nós,,,

    bjo

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Como sempre você tem uma visão altamente delicada da vida, da nossa vida, da nossa luta por um lugar melhor ao Sol ... Nesse mundo tão machista, apesar de toda a evolução que já sofremos, nós mulheres ainda precisamos de mais um pouco de atenção e carinho ... Mas com força e fé que temos de sobra chegaremos ao ponto que queremos ... Bjus Apimentados ... =)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela homenagem!
    Eroticamente... correto! rs

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Bárbara a tua homenagem! Não só expondo a quem ainda não sabia o porquê da data, mas principalmente com a tua poesia!
    Obrigada, meu querido, por mais esse carinho!
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  7. Que homenagem maravilhosa. Ainda me sinto mais orgulhosa de ser mulher:-)

    beijoooooooo

    ResponderExcluir