quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O QUE O HOMEM DEVERIA ENXERGAR

O QUE O HOMEM DEVERIA ENXERGAR 
Arte de Matisse 

Fabrício Carpinejar 

 

Uma faxineira me contou. 

Ela demorou muito tempo para entender a insatisfação de sua patroa. 
Lavava, arrumava, ordenava com esmero e recebia alguma reclamação sobre a falta de capricho no fim do expediente. 

Da onde tirava essa conclusão? 

Ela já confiava na hipótese de que não recebia elogio de propósito, para não se acomodar, que era um método de superação. Ou uma maldade produtiva. 

Ameaçou largar o endereço, desistir de convencê-la da injustiça, reclamou ao marido a tortura de viver esmolando elogio. 

Mas ela acabou capturando o motivo da cisma constante e semanal. Libertou-se da dúvida. 

A patroa não vistoriava a casa, não observava o conjunto, não conferia o chão ou as roupas dobradas. Talvez nem fiscalizasse o pó das mesas. Reparava em um único detalhe: os interruptores de luz. Se apareciam brancos e brilhantes, tomava como princípio que o trabalho foi bem feito. Quem lavava o interruptor pensaria em todo o resto. Logo ao acender a luz, a dona da residência aprovava ou criticava o serviço. Nem lançava as pupilas pelos aposentos. 

Essa percepção da patroa, que elege o ínfimo como senha da limpeza, e o cuidado da faxineira, que compreende a mensagem invisível, revelam as sutilezas femininas. 

O homem deveria ficar mais distraído. Só a distração nos conduz ao indispensável. 

Por exemplo, eu enlouqueço com mulher que mexe os brincos no meio de uma conversa. Há um desinteresse charmoso nesta atitude. Quase um desprezo desafiador. Redobro as gentilezas. Ofereço o que ela não ousou pedir. Sinto que vou perdê-la no próximo instante, que algo que lembrou supera a minha voz. 

Para me torturar, ela vira o pescoço sutilmente ao lado. Tal apresentadora atendendo a um ponto dos produtores. Não posso acusá-la de indiferença - mantém os olhos no meu rosto. 

Comemoro sua sofisticação, a complexidade dissimulada. Concluo que esteja conversando com seus demônios. E que o demônio no ombro direito ameaça, bem desaforado: 
- É sempre dia para o corpo. Vai, abraça esse canalha! 

Já a percebo como uma feiticeira, uma bruxa, uma doida, que está definindo sua vida tocando as curvas do lóbulo. É o detalhe que decide. O detalhe conspira, inunda, confunde. Ela diz sim a partir dos ouvidos mais do que da boca. O ouvido tem que gostar de mim. 

Por isso minha escola são os interruptores de luz: uma mulher fica realmente nua quando tira os brincos. 

Depoimento especial para Versos de Falópio
Da série "Homem de domingo"
Publicado em 20/12/2009

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. E verdadeiro! Ler nas entrelinhas, captar uma mensagem subliminar...essa é a essência.
    Beijos, meu lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Muita boa escolha de texto, já li outras crônicas e poemas do Carpinejar, ele é muito bom pra captar problemas masculinos e a alma feminina, como pequenos detalhes podem fazer grande diferença.
    Continue assim
    .'.Herr Thor.'.

    ResponderExcluir